CIRURGIA A LASER

Procedimento Cirúrgico

Informações gerais

Cirurgia a laser, também chamada de "resurfacing" ou peeling a laser, é uma modalidade que utiliza alguns tipos de laser (principalmente CO2 – gás carbônico) para remover áreas de pele danificada ou enrrugada, camada por camada. O procedimento é mais comumente usado para melhorar a textura da pele e minimizar a aparência de linhas finas, especialmente ao redor da boca e olhos. Entretanto, é também eficaz no tratamento de cicatrizes de face ou de áreas com pigmentação alterada. O "ressurfacing" pode ser feito em toda a face ou em áreas específicas. Frequentemente é realizado juntamente com outras cirurgias como a ritidoplastia (cirurgia de face) e blefaroplastia (cirurgia das pálpebras).

Indicações:

Em muitos casos, rugas faciais se formam em áreas localizadas, como ao redor dos olhos e boca. O laser pode ser precisamente controlado para que apenas estas áreas sejam tratadas. Lembre-se que submeter-se ao peeling a laser pode melhorar sua aparência e auto-confiança, mas não irá eliminar completamente todas as alterações faciais ou cessar o envelhecimento. Rugas que aparecem em decorrência dos movimentos naturais da face – sorrir, piscar, falar e mastigar – irão inevitalvemente ocorrer.

O cirurgião plástico poderá sugerir maneiras de manter o resultado através da proteção da exposição solar e tratamentos de manutenção, como peelings químicos leves ou cremes manipulados.

A cirurgia:

A cirurgia a laser pode ser realizada em clínica especializada ou hospital, e normalmente é ambulatorial. Quando outros procedimentos são associados o período de internação aumenta. A anestesia geralmente é local associada à sedação.

O procedimento é relativamente rápido, podendo levar de alguns minutos a 1 hora e meia, dependendo da extensão da área a ser tratada. Quando as imperfeições são muito profundas, o cirurgião plástico pode recomendar que seja feito em 2 ou mais estágios.

Durante o procedimento, o laser será aplicado repetidamente sobre a pele até que o cirurgião atinja a profundidade que deixará a alteração (rugas, cicatrizes, manchas) menos visível.

laser pode ser repetida. Entretanto, protegendo-se da exposição solar e seguindo cuidadosamente o regime pós-laser recomendado pelo cirurgião plástico, você ajudará a manter sua nova aparência mais jovial.

Informações Adicionais:

Se desejar informações adicionais sobre esta cirurgia e outros aspectos relacionados entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br ).