GINECOMASTIA

Procedimento Cirúrgico

Informações gerais

Ginecomastia é o termo médico que significa aumento do volume das mamas masculinas, e é relativamente comum. Afeta 40 a 60% dos homens, podendo se manifestar em apenas 1 lado ou ambas as mamas. Embora certas drogas e doenças tenham sido ligadas ao desenvolvimento desta patologia, não há causa definida para a maioria dos casos.

A cirurgia pode ser a resposta para homens que se incomodam com este problema. O procedimento remove gordura e/ou tecido glandular, e em casos extremos remove pele também, resultando em um tórax mais plano, firme e com melhor contorno.

Indicações

Correção cirúrgica de ginecomastia pode ser feita em homens saudáveis, emocionalmente estáveis de qualquer idade. A cirurgia não deve ser feita em obesos ou homens acima do peso que primeiramente tentem corrigir o problema com exercícios e perda de peso.

A cirurgia

Deve ser realizada em hospital ou clínica especializada, dura em média 1 hora. A anestesia normalmente é peridural com sedação, mas anestesia local com sedação ou mesmo anestesia geral podem ser usadas.

Se a causa de aumento de volume das mamas for excesso de tecido glandular, este deve ser removido cirurgicamente. Esta cirurgia normalmente é associada à lipoplastia (lipoaspiração).

Informações adicionais

Se desejar informações adicionais sobre esta cirurgia e outros aspectos relacionados entre no site da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (www.cirurgiaplastica.org.br ).