TOXINA BOTULINICA

Procedimento Não Cirúrgico

O que é a toxina botulínica e qual é a sua indicação?

A toxina botulínica é um produto sintético, sendo a mais utilizada a do tipo A, que tem a sua ação na placa motora interagindo com a acetilcolina, não deixando que ocorra a condução elétrica do nervo para o músculo. Assim, o músculo não responde ao estímulo nervoso. Quais são os cuidados que devemos ter antes da aplicação da toxina botulínica?

Medicamentos como aspirina, ácido acetil-salicílico (AAS, Rhonal e Buferin), ginkgo biloba, ou medicamentos que contenham estes componentes, devem ser interrompidos uma semana antes da aplicação. Se você é alérgico comunique previamente ao seu médico. Evitar o uso de antibióticos tipo aminoglicosídicos (amicacina, gentamicina, estreptomicina) e ciclosporina previamente a sua aplicação.

Quais são os cuidados que devemos ter após a aplicação da toxina botulínica?

Pequenos hematomas podem ocorrer após a aplicação em graus variados, estando mais relacionados às pessoas com pressão alta ou que façam muito esforço após aplicação. Manter o curativo de "micropore" e evitar o repouso horizontal durante 4 (quatro) horas nas áreas tratadas.

Não estimular os movimentos faciais nas primeiras 48 horas para evitar que a toxina se espalhe. A dieta deverá ser com alimentos mais macios para a mastigação nas primeiras 48 horas. Nas primeiras 2 a 3 semanas evitar a exposição ao sol e lugares muito aquecidos. Usar protetor solar sempre que sair de casa durante o dia.

A paciente deverá comparecer na 2a semana após a aplicação para reavaliação do tratamento.

Os resultados começarão a aparecer a partir do 3º ou 7º dia após a aplicação. Sua duração é de 2 a 6 meses, devendo ser repetido o mesmo processo após este período, para a manutenção dos resultados.